terça-feira, 20 de novembro de 2012

BIOGRAFIA: MIGUEL ACEVES MEJIA

Na última postagem no blog eu fiz menção a um importante artista na história da música ranchera mexicana: "El Rey" Miguel Aceves Mejia. Muito popular no Brasil pela década de 50, quando a revolução de costumes com o rock'n roll estava tomando conta do mundo por meio das produções de Hollywood, o México teve um importante papel na formação da base de nossa música sertaneja, em especial pela influência no nosso sertanejo de raízes com seus filmes e, em especial, com suas músicas, conforme citei em outra ocasião.

Assistam abaixo uma cena do filme "Cielito Lindo", que teve como ator protagonista o próprio Miguel Aceves Mejia.


Apesar deste blog se chamar AMO COMIDA MEXICANA!, é difícil falar da apaixonante cultura deste país só pelo ponto de vista da culinária típica, sem mencionar outros aspectos nela envolvidos. Afinal, quando sentamos à mesa para degustar uns tacos e beber aquele tequila, a música, a decoração e demais detalhes ligados à cultura mexicana podem tornar sua experiência gastronômica bem mais rica. Por isto, à título de curiosidade histórica, trago uma resumida biografia de Mejia, transcrita abaixo e extraída do site da Last.FM:
"Miguel Aceves Mejia foi o maior nome da música mexicana de todos os tempos, influenciou várias duplas sertanejas no Brasil tais como Nenete e Dorinho, Tibagy e Miltinho e Belmonte e Amaraí com seus inesquecíveis huapangos e suas rancheiras. Faleceu em 2006 aos 93 anos. Nas décadas de 40 e 50 interpretou vários personagens em filmes mexicanos de bang-bang onde atuava e cantava no melhor estilo “Elvis Presley”. Era considerado o “Rei do falsete”, apesar da pouca estatura poucos cantores no mundo conseguiram um falsete parecido com o seu, destacando-se Amaraí e Miltinho Rodrigues que chegaram a gravar versões de suas músicas em português."

Nenhum comentário:

Postar um comentário